COMÉRCIO E SERVIÇOS – SERVIÇO DE RECOLHA

Um estabelecimento comercial da região do Planalto Beirão produziu, em 2021, uma média de 395 kg de resíduos de embalagens. É um valor cerca de 3 vezes superior à produção média por habitante: 134 kg de resíduos de embalagens. 

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão tem feito um enorme investimento no alargamento da rede de ecopontos e no aumento dos meios de recolha. Na região do Planalto Beirão, foram instalados mais 1.847 novos ecopontos, praticamente duplicando a capacidade instalada, e adquiridas mais 20 novas viaturas de recolha. 

Qualquer atividade económica tem impacto sobre o meio ambiente, uma vez que consome recursos e gera resíduos. É, por isso, essencial contribuir para a sustentabilidade dos recursos, conseguindo satisfazer as necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras. Os recursos devem ser usados de forma consciente e com um compromisso a longo prazo, que envolve alterações nas nossas escolhas e nos nossos comportamentos. 

Desta forma, a Associação de Municípios coloca ao dispor dos estabelecimentos de comércio e serviços da região do Planalto Beirão um circuito de recolha porta a porta de resíduos recicláveis de embalagens, bem como de resíduos específicos e ainda 19ecocentros.  

Esteja atento e fique a saber mais sobre estes serviços.

Cofinanciado por: