Apresentação de resultados PSEA e Operação POSEUR

A região do Planalto Beirão continua a dar cartas na área da reciclagem dos resíduos de embalagens. Em 2021, cada habitante dos 19 municípios que integram a região do Planalto Beirão separou, em média, um total de 42kg de resíduos de embalagens que, assim, puderem ser enviados para reciclagem. Em 2014, a recolha seletiva destes resíduos fixava-se em apenas 21kg por habitante. Este ano prevê-se um novo aumento, o que significa que cada habitante do Planalto Beirão separa, hoje em dia, mais do dobro do que em 2014!

Estes foram alguns resultados apresentados, hoje, pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), no auditório do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela, onde foram também apresentados os resultados da operação POSEUR e do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental.

A ‘Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão’ sensibilizou, ao longo de mais de 18 meses, a população da região para a separação dos resíduos recicláveis de embalagens de papel, cartão, plástico, metal e vidro, garantindo que possam ser transformados em matéria-prima para novos produtos e, dessa forma, evitando que sejam desperdiçados em aterro.

No âmbito deste plano, foram distribuídos, porta a porta, 100 mil conjuntos de miniecopontos para a separação doméstica dos resíduos recicláveis de embalagens. Uma exposição itinerante, munida de equipamentos multimédia e conteúdos interativos lúdico-pedagógicos, percorreu os 19 municípios da região do Planalto Beirão, marcando presença em escolas e lares, parques e jardins, praças e feiras, sensibilizando perto de 26 mil pessoas e famílias para a importância da Economia Circular e do papel de cada um na separação dos resíduos para reciclagem.

Entre as diversas ações e atividades realizadas no âmbito deste projeto, destacam-se os workshops com operadores de comércio e serviços, as sessões participativas nas escolas, concursos interescolares e concurso de montras; as ações performativas e ações promocionais em superfícies comerciais; a comemoração de dias temáticos ligados ao ambiente e a realização de uma campanha de Natal.

Paralelamente, foi desenvolvido um extenso plano de comunicação que incluiu a criação de um website (www.reciclarnoplanaltobeirao.pt), redes sociais, cartazes e mupis, e ainda anúncios de imprensa e de rádio. Foi ainda desenvolvida uma aplicação, a ReciclApp – Planalto Beirão, disponível para Android e iOS, que permite a georreferenciação da rede de ecopontos e, se necessário, reportar uma ocorrência. Por seu turno, as viaturas de recolha seletiva receberam uma transformação ao serem decoradas com a imagem do projeto.

Foi também concebido um mural de grandes dimensões com a imagem impactante de uma orca presa numa garrafa de plástico, que traz à consciência o impacto das ações individuais na degradação dos ecossistemas. O mural encontra-se no centro de tratamento dos resíduos urbanos do Planalto Beirão e pode ser visitado por todos.

Ao longo de quase dois anos, foram realizadas diversas ações que visaram sensibilizar para a prevenção da produção de resíduos urbanos, motivar ao aumento da separação na fonte de resíduos recicláveis, promover as boas práticas de reciclagem e de utilização dos ecopontos e dar a conhecer os projetos-piloto PAYT em Viseu e Seia.

Contamos consigo para fazermos a diferença!

Cofinanciado por: