Workshops para produtores não-domésticos

Desafios e oportunidades da Economia Circular para o setor do comércio e serviços

Debater os desafios e oportunidades da economia circular para o setor do comércio e serviços foi o objetivo do workshop para produtores não-domésticos do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, realizado esta quinta-feira, dia 24 de março, no salão nobre do município de Oliveira do Hospital.

Esta iniciativa, desenvolvida pela Associação de Município da Região do Planalto Beirão (AMRPB), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito do plano de sensibilização da Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão, contou ainda com a participação da Sociedade Ponto Verde e da Associação Comercial e Industrial do Interior, que debateram os desafios geradores de oportunidades e o caminho de sustentabilidade para o setor.

Um estabelecimento comercial da região do Planalto Beirão produziu, em 2021, uma média de 395 kg de resíduos de embalagens. É um valor cerca de 3 vezes superior à produção média por habitante da região no mesmo ano: 134 kg de resíduos de embalagens.

Até 2025, a região do Planalto Beirão tem de separar e reciclar 65% dos resíduos de embalagens produzidos, o que equivale a 87 kg/habitante, segundo valores de 2021. É uma meta ambiciosa e que só será possível alcançar com a participação de todos.

Os operadores de comércio, restauração e serviços de Oliveira do Hospital foram assim sensibilizados para esta temática, através do workshop no qual puderam participar de forma presencial e online, através da transmissão na página do Facebook da Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão, cuja gravação permanecerá disponível para quem quiser assistir. O workshop teve como propósito capacitar estes produtores não-domésticos e reforçar o conhecimento sobre a gestão de resíduos, a Economia Circular e o papel da reciclagem de resíduos de embalagens nessa mudança de paradigma.

Cofinanciado por: