Cadeia de valorização

Saiba o que acontece aos resíduos depois de os depositar no ecoponto

A AMRPB prioriza a valorização dos resíduos. Primeiro, privilegia a prevenção e redução de produção de resíduos e, quando isso não é possível, defende a reutilização dos produtos para o mesmo ou outros fins. Quando o produto não for passível de ser reutilizado, deve ser separado e depositado no respetivo ecoponto para seguir para a reciclagem. A eliminação é a última opção, dado que a deposição de resíduos em aterro deve ser, sempre que possível, evitado.

O que acontece aos resíduos depois de os depositar no ecoponto?

1 Recolha dos resíduos dos ecopontos e dos ecocentros
Depois de separar os resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro e de os colocar nos respetivos ecopontos, a AMRPB é responsável pela recolha desses resíduos dos ecopontos e dos ecocentros. Estes últimos, funcionam como plataformas de receção de resíduos recicláveis em maior quantidade ou volume (papel, cartão, plásticos, metal, vidro, pilhas, eletrodomésticos, verdes, madeiras, entulhos provenientes da construção, monstros, etc.). 

2 Transporte dos resíduos para as estações de transferências
As viaturas de recolha seletiva de resíduos urbanos recolhem esses resíduos e transportam-nos para as Estações de Transferência. 

3 Vidro vai para a indústria recicladora e restantes resíduos para o CTRSU
O vidro é entregue diretamente à indústria recicladora, mas os restantes resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico e metal são enviados para o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da AMRPB, localizado em Tondela. 

4 Os resíduos recicláveis passam pelo Centro de Triagem
Os resíduos recicláveis passam pelo Centro de Triagem da AMRPB, onde é feita uma separação mais criteriosa dos vários materiais, de acordo com o tipo de material e características, sendo posteriormente encaminhados para a indústria recicladora, garantindo que cumprem os requisitos de qualidade necessários.

5 Os resíduos separados são entregues à indústria recicladora
Só depois de passarem pelo Centro de Triagem é que os resíduos separados são entregues à indústria recicladora, para serem transformados em matéria-prima para novos produtos.
Cofinanciado por: