janeiro

Os resíduos recicláveis de embalagem representam uma parte significativa dos resíduos urbanos produzidos pelos mais de 300 mil habitantes dos 19 municípios, que compõem a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB). A separação para reciclagem destes resíduos urbanos, é indispensável, para benefício do meio ambiente e da qualidade de vida da população.
Promover a adoção de boas práticas de separação dos resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro, aumentando a reciclagem destes materiais e evitando a sua deposição em aterro, é o principal objetivo do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA), que a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está a desenvolver junto da população dos 19 municípios que a compõem.
A AMRPB tem feito um forte investimento na modernização e requalificação dos equipamentos e infraestruturas do sistema de gestão de resíduos urbanos e tem sido notória a adesão da população à separação dos resíduos recicláveis, mas ainda há muito a fazer! (Saiba mais)

COMÉRCIO E SERVIÇOS - RECOLHA DE RESÍDUOS ESPECÍFICOS

Se tem um estabelecimento num dos 19 municípios da região do Planalto Beirão, pode agendar a recolha dos resíduos específicos. Saiba mais sobre este circuito de recolha.

 

Campanha solidária “Separar para ajudar”

A campanha solidária “Separar para Ajudar” converteu cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face ao ano de 2014, em apoios sociais para uma instituição de solidariedade da região.  

na separação seletiva de resíduos recicláveis
Enquanto cidadãos responsáveis e conscientes dos problemas ambientais existentes no nosso planeta, é um dever de todos fazer a separação e reciclagem dos resíduos de papel, cartão, plástico, metal e vidro.  
A reciclagem permite transformar resíduos em novos materiais ou novos produtos. Através deste processo, os materiais que teriam como destino o aterro sanitário podem ser reaproveitados e ganham uma nova vida.
Ao separar os resíduos está a contribuir para: 
Poupança no uso de matérias-primas Ao utilizar a matéria-prima proveniente da reciclagem dos resíduos, evita-se a extração de nova matérias-primas da natureza e contribui-se para a poupança e preservação dos recursos naturais. 
Poupança no consumo de água e energia O processo de extração, tratamento e transporte das matérias-primas acarreta custos elevados. Fabricar produtos a partir de matérias-primas virgens consome mais água e energia do que fabricá-los a partir da reciclagem de resíduos.
Redução da deposição de resíduos em aterro Ao fazer a separação e deposição seletiva dos resíduos recicláveis contribui para a redução da quantidade de resíduos depositados em aterros sanitários.
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO BEIRÃO

Uma Associação de Municípios unida em torno da moderna gestão dos resíduos urbanos

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) surgiu, em 1991, da necessidade conjunta de encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos provenientes dos 19 municípios da região do Planalto Beirão.

Constituída por municípios dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, a AMRPB tem feito uma grande aposta na valorização e reciclagem, em prol da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos mais de 300 mil habitantes dos 19 municípios que a compõem.