PLANALTO BEIRÃO COMEMORA DIA DO AMBIENTE

O Dia Mundial do Ambiente foi comemorado, de forma antecipada, no Planalto Beirão. A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) organizou um momento comemorativo, com diversas atividades lúdico-pedagógicas, abordando a importância da Economia Circular e do contributo de cada um para a separação dos resíduos recicláveis. O dia foi ainda marcado pela apresentação pública do maior mural de arte urbana de temática ambiental da região Centro.

O Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Tondela foi palco de uma comemoração simbólica do Dia Mundial do Ambiente. Foram organizadas atividades lúdico-pedagógicas, tais como jogos, oficinas de reutilização, ações encenadas e alguns equipamentos de lazer, como insufláveis e um mural colaborativo.

Foram abordados temas relevantes como a separação dos resíduos recicláveis e a Economia Circular, que contribuem para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais e para a sustentabilidade das gerações futuras. Através de diversas atividades, que proporcionaram momentos de lazer, os participantes aprenderam várias curiosidades relacionadas com a reciclagem e o ambiente, nomeadamente através da oficina de reutilização, onde aprenderam a dar uma nova vida a materiais que iriam ser descartados.

Este dia foi ainda marcado pela inauguração do maior mural de arte urbana, de temática ambiental, da região Centro, que estará disponível para visita no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela.

Estas ações integram a campanha Ideia com Futuro –Reciclar no Planalto Beirão, no âmbito do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental que a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está a desenvolver nos 19 municípios que a integram, sendo cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Cofinanciado por: