A reciclagem no Planalto Beirão cresceu 22% em 2020!

Em 2020, cada habitante do Planalto Beirão separou um total de 39 kg de resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro. Este valor representa um aumento de 7 kg por habitante, por comparação com o ano anterior.

No total, os 19 Municípios, que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), separaram 12.844 toneladas de resíduos recicláveis, o equivalente a um aumento de 22% face a 2019 (mais 2.264 toneladas). Desde 2014, a separação de resíduos recicláveis na região quase duplicou (+79%).

Relativamente aos valores nacionais, o Planalto Beirão apresenta um desempenho extremamente positivo, uma vez que a taxa de crescimento global no país se fica pelos 13%. A fração de plástico/metal foi a que registou um crescimento mais vincado, com uma subida de 30,5% face a 2019 (a nível nacional cresceu apenas 7,6%), o vidro aumentou 16,5% (apenas 1,3% a nível nacional) e o papel/cartão cresceu 21%, a única fração que cresceu abaixo da média nacional (que registou um crescimento de 39,7%).

Estes dados revelam que, mesmo num ano fortemente marcado pela pandemia associada à COVID-19, os comportamentos de separação dos resíduos continuaram a ser uma das preocupações dos cidadãos da região do Planalto Beirão.

Com a meta do PERSU 2020 já alcançada e superada em 2019, e um novo aumento em 2020, os resultados são animadores e revelam que o investimento realizado nos últimos anos, ao nível da rede de ecopontos e de meios de recolha, foram uma opção acertada, que assegurará a sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, a longo prazo. Entre 2017 e 2020, foram instalados mais 1796 novos ecopontos (503 dos quais em 2020). Os resultados são positivos e animadores, mas ainda é possível separar mais.

No sentido de sensibilizar e mobilizar a população para a prevenção da produção de resíduos e para a separação de todos os resíduos recicláveis, a AMRPB está agora a implementar um Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA).

Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão dá o mote a este projeto, que abrange a totalidade dos 19 Municípios da AMRPB. O principal objetivo do PSEA é incentivar à separação dos resíduos valorizáveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro, garantindo que possam depois ser reciclados e transformados em matéria-prima para novos produtos e, dessa forma, evitando que sejam depositados em aterro. A separação dos resíduos recicláveis é fundamental para a conservação dos recursos naturais, para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população do Planalto Beirão.

O projeto prevê diversas ações, que têm como principal enfoque a população, a comunidade escolar e os operadores de comércio e serviços. Serão distribuídos, porta a porta, 100.000 miniecopontos para a separação doméstica dos resíduos recicláveis. Uma viatura de sensibilização itinerante, munida de diversas plataformas multimédia e conteúdos interativos sobre a Economia Circular, irá percorrer as ruas dos 19 municípios do Planalto Beirão, ao longo de 18 meses.

Para além da vertente ambiental, a Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão concilia também à vertente social, trazendo uma componente de solidariedade para o projeto, com a campanha “Separar para Ajudar”. Cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face aos valores de 2014, será convertida em benefícios sociais para instituições de solidariedade da região, unindo, desta forma, dois dos principais pilares da sustentabilidade: o aproveitamento dos resíduos como recursos e o desenvolvimento social.

Cofinanciado por: