Presidente da República inaugura nova Central de Triagem

Presidente da República no Planalto Beirão para inaugurar nova Central de Triagem

Três anos após os violentos incêndios que ocorreram na região, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão inaugurou a nova Central de Triagem de Papel/Cartão, uma das infraestruturas que ficou totalmente destruída.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, Helena Azevedo, que tiveram um papel fundamental no processo de recuperação das unidades afetadas pelos incêndios de 2017.

No total, foram investidos 6,62 milhões de euros na recuperação das infraestruturas destruídas. Com este investimento, foi possível duplicar a capacidade de tratamento da Central de Triagem de Plástico/Metal/ECAL, aumentar a capacidade de triagem, compactação e armazenamento, e contratar mais colaboradores. Também permitiu a reconstrução de 77.000m2 de cobertura do aterro sanitário e a redução das emissões GEE, com 37 poços de captação de biogás. Na Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas (ETAL), foi também possível aumentar a capacidade de tratamento e fazer o aproveitamento da água tratada para fins industriais.

O Presidente da República enalteceu todo o trabalho, dedicação e esforço feito por todas as partes envolvidas durante a reconstrução das unidades afetadas. Destacou ainda todo o trabalho desenvolvido pela AMRPB na área do ambiente e gestão de resíduos e a sua importância para a economia, para a população e para a sustentabilidade.

Cofinanciado por: