Reciclar no Planalto Beirão é uma Ideia com Futuro!

Reciclar no Planalto Beirão é uma Ideia com Futuro!

Incrementar a separação na fonte dos resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro, promovendo as boas práticas de utilização dos equipamentos de deposição seletiva, no sentido de aumentar a qualidade da separação, são os principais objetivos que a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) pretende atingir com o Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA), a ser implementado ao longo dos próximos 18 meses.

O auditório da AMRPB foi palco, no dia 25 de junho de 2020, da sessão de apresentação do PSEA aos autarcas dos 19 Municípios, que compõem a região do Planalto Beirão. Um total de 26 ações serão desenvolvidas ao longo dos 18 meses de execução do PSEA, que assentam em 3 eixos de atuação: ações de contacto presencial, ações de comunicação à distância e mobilização de líderes de opinião.

Com especialmente enfoque na população, comunidade escolar e operadores de comércio e serviços, a AMRPB procederá à distribuição de 100.000 miniecopontos domésticos e à realização de diversas ações promocionais, workshops e sessões participativas. Uma viatura de sensibilização itinerante, apetrechada com equipamento multimédia interativo, irá percorrer as ruas dos 19 Municípios da região do Planalto Beirão, promovendo a adoção de boas práticas de separação seletiva e sensibilizar para a importância da economia circular, através da dinamização de um conjunto de iniciativas lúdico-pedagógicas.

Além de sensibilizar para as questões ambientais, o PSEA combina também uma mais valia social. Cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face aos valores de 2014, será convertida em apoios sociais para instituições de solidariedade social da região.

Cofinanciado por: