Município de Seia apresenta o projeto-piloto PAYT

Município de Seia inaugura 10 novas ilhas ecológicas com tecnologia PAYT

No município de Seia, em 2020, foram produzidas 8.651 toneladas de resíduos urbanos e separadas 883 toneladas de resíduos para reciclagem. Após um forte investimento no alargamento da rede de ecopontos e meios de recolha, a Câmara Municipal de Seia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão estão agora a implementar um projeto-piloto PAYT, no centro da cidade de Seia.

PAYT (Pay-As-You-Throw) significa que cada utilizador paga conforme o lixo indiferenciado que produz, trata-se assim de um projeto inovador que beneficia quem mais recicla. O município de Seia inaugurou 10 novas ilhas ecológicas, equipadas com a moderna tecnologia PAYT, que visa aumentar a separação dos resíduos recicláveis e reduzir a quantidade de lixo indiferenciado que é depositado em aterro, permitindo, com isso, no futuro, reduzir a tarifa de resíduos.

Os moradores das zonas residenciais, onde foram instaladas as novas ilhas ecológicas, receberam uma chave de acesso, pessoal e intransmissível, que permite agora abrir os vários contentores de resíduos, abrangidos pelo projeto-piloto PAYT. Este projeto pioneiro permitirá, no futuro, reduzir a tarifa de resíduos, que todos pagamos em casa, beneficiando quem separa os resíduos para reciclagem e adota boas práticas ambientais.

Até 2025, o objetivo é reciclar 65% dos resíduos de embalagens produzidos, contribuindo, desta forma, para a Economia Circular e para a valorização dos resíduos como recursos, permitindo que sejam reciclados e transformados em matéria-prima para novos produtos, evitando, assim, que sejam desperdiçados em aterro. Sempre que colocarem as embalagens nos ecopontos, os munícipes de Seia estão a preservar os recursos naturais e a contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Não deixe para amanhã o que pode reciclar hoje!

Cofinanciado por: