MAIOR MURAL DE ARTE URBANA DE TEMÁTICA AMBIENTAL INAUGURADO EM TONDELA

Uma orca presa numa garrafa de plástico. É com esta imagem impactante e que não deixa ninguém indiferente, que a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) expõe, de forma conceptual, a problemática da não separação dos resíduos recicláveis.

Um mural, com mais de 200m2, convida à reflexão e confronta os olhares mais sensíveis com a desadequação dos elementos. O animal marinho representa uma das espécies mais afetadas pela poluição e degradação dos ecossistemas. A garrafa de plástico, um resíduo comum, traz à consciência o impacto das ações individuais.

Ninguém pode ficar indiferente! Cada um deve ser responsável pelas suas ações e pelas consequências inerentes. Cada um desempenha um papel fundamental na separação dos resíduos para reciclagem e na transformação para a Economia Circular.

Um mural, levado a cabo pela dupla de artistas, Ergo Bandits, que integra uma das ações da campanha Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão. De forma impactante, tem como propósito consciencializar o público, através das artes visuais, expondo as consequências e o impacto das ações de cada um.

Este que é certamente um dos maiores murais de arte urbana da região Centro, de temática ambiental, foi apresentado na comemoração antecipada do Dia Mundial do Ambiente, que decorreu no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela.

Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

 

 

Cofinanciado por: