Ideia com Futuro apresentada no Município de Viseu

A Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão que dá mote ao projeto de Sensibilização e Educação Ambiental desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) foi hoje apresentada ao Município de Viseu. Durante a apresentação foram divulgadas as diversas ações planeadas e que visam sensibilizar a população para a importância da separação dos resíduos recicláveis e da adoção de uma Economia Circular. A apresentação contou com a presença do executivo municipal de Viseu, presidentes da junta de freguesia, técnicos da autarquia, órgãos da comunicação social e da população em geral.

Foi revelado durante a apresentação que a separação seletiva, em Viseu, aumentou 70% no primeiro trimestre de 2021. Para este aumento contribuiu a duplicação do número de ecopontos disponíveis para a separação dos resíduos recicláveis e o aumento da quantidade de resíduos separada por habitante. Em média, os habitantes que pertencem aos 19 Municípios que compõem a AMRPB separam cerca 39 kg de resíduos recicláveis por ano, este número foi ultrapassado pelo município de Viseu ficando a média do Município acima da dos restantes.

Segundo Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, foi duplicada a capacidade de deposição seletiva e mais do que duplicada a recolha seletiva.

A apresentação contou também coma introdução do projeto RAYT (Receive-as-you-throw) que irá abranger 27.000 habitantes do Município de Viseu.

A Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão tem como objetivo continuar a incentivar a separação dos resíduos recicláveis e contribuir para o alcance das metas da região do Planalto Beirão promovendo a sustentabilidade e a economia circular.

Contamos consigo para fazermos a diferença!

Cofinanciado por: